Encontrar uma sociedade de advogados no Porto pode ser uma tarefa complicada. Se precisa de um especialistas na área de direito, entre em contacto com a nossa equipa para que possa ser auxiliado por um advogado especializado.

Sociedade de Advogados: porquê fazer parte
O Direito é um grau extremamente gratificante, mas desafiante – de tal forma que pode rapidamente tornar-se esmagador e moroso. Juntar-se a uma sociedade de advogados pode oferecer-lhe o contrapeso perfeito a uma montanha de prazos académicos e trabalho, ao mesmo tempo que lhe permite desfrutar da experiência completa de estudar Direito. Antes de decidir pagar a filiação a qualquer sociedade antiga da sua universidade, leia este artigo para descobrir porque é que a sociedade de Direito é mais provável que o beneficie durante e após os seus estudos.
Pertencer a uma Sociedade de Advogados: Conhecer Pessoas
Uma das melhores formas de tirar o máximo partido da sua filiação na sociedade de Direito é formando e mantendo relações com outros membros. Comece por visitar a feira das sociedades no início do ano letivo. Em vez de comprar a sua filiação online, é benéfico encontrar-se com alguns membros do comité durante a feira das sociedades de advogados e ter uma pequena conversa com eles.
Como resultado, será capaz de reconhecer alguns rostos familiares nesse evento social – mas não tenha medo de se aproximar de estranhos! É reconfortante lembrar que todos eles estão na mesma situação que a sua, procurando criar ligações valiosas para os próximos anos. Ajudará a melhorar a sua confiança e capacidade de comunicação, que são essenciais para qualquer aspirante a advogado.
As sociedades de advogados não estão apenas vocacionadas para as perspetivas académicas e de carreira futura. Juntar-se às sociedades de advogados é, antes de mais, uma excelente oportunidade para conhecer novas pessoas com interesses e aspirações semelhantes às suas. É provável que a sociedade organize vários eventos ao longo do ano, muitos dos quais serão num ambiente descontraído, permitindo-lhe socializar com os seus pares.

Os eventos da sociedade de Direito também tendem a ser patrocinados por várias empresas. Muitas das vezes isto significa que representantes de firmas de advocacia estarão presentes no evento, dando-lhe a oportunidade de falar com estagiários sobre as suas experiências e de pedir quaisquer dicas e recomendações num ambiente mais informal.
Pertencer a uma Sociedade de Advogados: Descobrir Mais Sobre a Lei
Como membro de uma sociedade de Direito, o seu feed de notícias será muito provavelmente sobrecarregado com eventos sociais que parecem estar a acontecer a cada dois dias! No entanto, entre os posts dedicados a todos os eventos sociais, vale a pena prestar atenção às notícias e atualizações legais. É através da sua sociedade de advogados que poderá aprender mais sobre todas as diferentes áreas do Direito ou as mais recentes fusões e tendências da esfera jurídica.
A sociedade organizará também eventos de oradores e workshops ao longo do ano. Os eventos dos oradores podem assumir a forma de um painel de discussão, uma palestra ou uma entrevista na qual representantes de escritórios de advocacia ou pessoas de outras origens jurídicas são convidados a falar aos membros da sociedade sobre as suas experiências e carreira. Geralmente, estas sessões serão seguidas de sessões de perguntas e respostas (Q&A) para que possa fazer todas as suas perguntas.
Pertencer a uma Sociedade de Advogados: Ganhar Competências Transferíveis
Muitos eventos organizados pelas sociedades de advogados giram em torno do aproveitamento e desenvolvimento de competências úteis para uma carreira jurídica. Aqui estão alguns que pode esperar encontrar ao longo do ano:

- Mooting: visa simular um ambiente de sala de audiências. O mooting apela à capacidade de falar em público, à investigação jurídica e à apresentação;
- Debate: visa fomentar a capacidade de representar ambos os lados de um caso de forma fluente, coerente e persuasiva. O debate permitir-lhe-á melhorar a sua capacidade de falar em público e apresentação, essenciais para qualquer estudante que considere tornar-se solicitador, advogado ou outro;
- Negociações: geralmente, exigirá que trabalhe numa equipa de dois, na qual negociará o seu caminho através de contratos de trabalho, fusões de empresas ou outros documentos relacionados para distinguir a melhor solução para o seu “cliente” designado;
- Entrevista com cliente: envolve trabalhar com um parceiro para entrevistar um cliente com um problema legal fictício. Juntos, terão como objetivo oferecer-lhe aconselhamento jurídico adequado, fazendo as perguntas corretas. Esta atividade ajuda, mais especialmente, a desenvolver competências interpessoais.
Se realmente gostar destas atividades extracurriculares, pode explorá-las mais a fundo, entrando em competições organizadas externamente. A sua sociedade de Direito ajudará a formular equipas que representem a sua universidade.

Pertencer a uma Sociedade de Advogados: Tornar-se Empregável
Para além de organizar concursos, a sociedade de Direito ajudará qualquer estudante de Direito a assegurar o trabalho pro bono. Isto permite que advogados e estudantes de Direito voluntariem o seu tempo para pessoas que necessitam de assistência jurídica, mas que não estão necessariamente em posição de obter apoio. O trabalho pro bono é uma ótima forma de mostrar aos recrutadores a sua experiência numa área do Direito que deseja perseguir enquanto ajuda pessoas que precisam.
Ao juntar-se a uma sociedade, está automaticamente a deixar os empregadores saberem que tem um estilo de vida ativo e empenhado como estudante. Os empregadores estão interessados em descobrir a personalidade e os interesses dos candidatos e as associações das sociedades de advogados são uma ótima forma de demonstrar aos recrutadores a sua paixão e compromisso com a lei, bem como a sua capacidade de gerir uma carga de trabalho pesada com atividades extracurriculares.
NOTA: A informação contida neste artigo é proveniente da tradução de um artigo original não referente a Portugal. Para informações relacionadas com Portugal deve consultar um especialista nacional ou o site da Ordem dos Advogados.