Encontrar os honorários de advogados no Porto pode ser uma tarefa complicada. Se precisa de um especialista na área de direito, entre em contacto com a nossa equipa para que possa ser auxiliado por um advogado especializado.
Trabalhar como advogado pode oferecer oportunidades de carreira excitantes na área jurídica. Dependendo da sua especialidade e da sua localização, os honorários de advogados podem variar bastante. Saber quanto ganham os advogados pode ajudá-lo a determinar se este percurso profissional é a escolha certa para si. Neste artigo, discutiremos quanto ganham os advogados e reveremos diferentes tipos de carreiras jurídicas.
Honorários de Advogados: quanto ganham os advogados?
Os advogados ganham, em média, 25 300 euros por ano em Portugal. Fatores como as suas localizações geográficas, nível de experiência e área de especialidade têm impacto no potencial de quanto ganham os advogados.

Honorários de Advogados: diferentes carreiras em Direito
Se quiser trabalhar na área jurídica, pode escolher entre diferentes posições especializadas. Conheça algumas das carreiras de Direito mais comuns abaixo:
1. Honorários de Advogados: Escriturário de Direito
Funções primárias: estes funcionários da lei ajudam os juízes a tomar decisões legais. Investigam assuntos legais e decisões para casos relacionados e documentam processos judiciais. Depois de concluírem a sua pesquisa, recomendam decisões aos juízes. Muitos escriturários de Direito são recém-licenciados da faculdade de Direito e são os alunos com melhor desempenho que tendem a conseguir este prestigiado emprego.
2. Honorários de Advogados: Funcionário do Tribunal
Funções primárias: os funcionários judiciais trabalham nos tribunais, onde ajudam juízes, advogados, entre outras entidades. Ajudam também testemunhas e jurados com juramentos e documentos de aparições em tribunal, rastreiam a receção de documentos legais e atualizam os registos do tribunal. Os funcionários judiciais também podem elaborar cadernos e preparar agendas para os tribunais.
3. Honorários de Advogados: Secretário Jurídico
Funções primárias: os secretários jurídicos prestam assistência clerical em escritórios de advogados, onde apoiam advogados e assistentes jurídicos. Elaboram correspondência para clientes e partes opostas, transcrevem documentos legais, monitorizam prazos para a apresentação de documentos e agendam reuniões com clientes e outras partes. Os secretários jurídicos também podem realizar pesquisas básicas de casos.

4. Honorários de Advogados: Assistente de Advogado (paralegal)
Funções primárias: os assistentes jurídicos ajudam advogados e escritórios de advocacia com tarefas administrativas. Redigem documentos de encerramento para casos, realizam pesquisas antes de julgamentos e ajudam em depoimentos. Os assistentes jurídicos também podem recolher provas para apoiar casos, recolher depoimentos de testemunhas e manter ficheiros para casos atuais e resolvidos.
5. Honorários de Advogados: Mediador
Deveres primários: os mediadores servem como partes neutras que ajudam as pessoas a resolver disputas legais. Especializam-se em ajudar as partes opositoras a discutir questões complexas e a chegar a acordos que atendam às necessidades de ambas as partes. Embora os mediadores não giram decisões juridicamente vinculativas ou compareçam em tribunal, precisam de ter uma compreensão aprofundada das questões e regulamentos jurídicos relevantes.
6. Honorários de Advogados: Advogado de Imigração
Deveres primários: os advogados de imigração ajudam os novos residentes a navegar no processo de imigração no seu novo país. Estes advogados podem trabalhar independentemente com indivíduos ou apoiar grupos de imigrantes em nome dos seus empregadores. Os advogados de imigração ajudam os clientes a obter e a preencher a papelada necessária, explicam leis e regulamentos e representam os clientes em tribunal.
7. Honorários de Advogados: Advogado do Juiz
Deveres primários: também conhecidos como advogados militares, os advogados dos juízes lidam com questões legais e de justiça que dizem respeito aos militares. Estes advogados são oficiais encarregados de trabalhar para um dos ramos das Forças Armadas, onde fornecem aconselhamento jurídico especializado, processam alegados criminosos e defendem clientes em tribunal.
8. Honorários de Advogados: Oficial de Conformidade
Deveres primários: os agentes de conformidade trabalham com empresas para garantir que estas seguem os regulamentos e políticas do governo. São responsáveis pela compreensão de regulamentos complexos, pela monitorização das atualizações às políticas relevantes e pelo aconselhamento das partes interessadas sobre estratégias para manter o cumprimento. Estes profissionais legais normalmente trabalham em indústrias com regulamentos de alto nível, como cuidados de saúde e banca.
9. Honorários de Advogados: Juiz
Funções primárias: os juízes gerem o processo legal em salas de audiências. Investigam preocupações legais relevantes, supervisionam equipas de escriturários de Direito, ouvem argumentos e defesas e realizam audiências e julgamentos. Os juízes são também responsáveis pela aplicação das leis, pela aplicação de decisões judiciais e pela elaboração de pareceres sobre os casos.

10. Honorários de Advogados: Advogado de Contencioso
Deveres primários: também conhecidos como advogados de julgamento, os advogados de contencioso ajudam os clientes em processos cíveis. Realizam investigações, supervisionam o processo de descoberta, representam clientes em tribunal e gerem o processo de liquidação. Os advogados de litígios podem representar os queixosos ou os réus e ajudam com recursos quando necessário.
11. Honorários de Advogados: Advogado de Contratos
Funções primárias: advogados especializados em questões relacionadas com contratos, acordos e outros documentos juridicamente vinculativos. Elaboram documentos legais, reveem contratos pré-existentes e aconselham os clientes sobre as implicações e potenciais resultados dos acordos. Estes advogados têm uma compreensão de alto nível de como usar e interpretar eficazmente a linguagem jurídica.
12. Honorários de Advogados: Advogado de Emprego
Funções primárias: os advogados de emprego trabalham com questões laborais e direitos legais dos trabalhadores. Podem tratar de assuntos que vão desde o despedimento até indemnizações e benefícios. Os advogados de emprego têm uma compreensão aprofundada dos regulamentos e leis que afetam os trabalhadores em indústrias específicas e podem representar indivíduos, grupos de trabalhadores ou sindicatos.
13. Honorários de Advogados: Advogado Corporativo
Deveres primários: os advogados corporativos trabalham para empresas e prestam aconselhamento jurídico aos seus empregadores. Podem aconselhar sobre contratos de trabalho, ou outros, ou podem fornecer aconselhamento mais especializado sobre patentes, marcas e regulamentos governamentais. Alguns advogados corporativos também lidam com questões legais relacionadas com impostos, propriedade e sindicatos.

NOTA: A informação contida neste artigo é proveniente da tradução de um artigo original não referente a Portugal. Para informações relacionadas com Portugal deve consultar um especialista nacional ou o site da Ordem dos Advogados.