hello world!

Dúvidas com Advogado em Portugal

Encontrar e esclarecer dúvidas com advogado em Portugal no Porto pode ser uma tarefa complicada. Se precisa de um especialista na área de direito, entre em contacto com a nossa equipa para que possa ser auxiliado por um advogado especializado.


Advogados Porto Ajuda Especializada

Os advogados frequentemente disponibilizam reuniões sem qualquer custo ou com um valor muito sobre o profissional. Este tipo de consulta ajuda não só a decidir se é caso para seguir com um advogado de forma geral, mas também se é com o advogado em questão que se quer continuar. Se, mais tarde, decidir contratar o advogado, entrará numa discussão mais pormenorizada do seu caso e poderá colocar questões mais específicas no decorrer do caso. Continue a ler para conhecer o top 10 de dúvidas com advogado em Portugal.

De uma forma geral, o ideal é ter em mente uma lista de questões para colocar durante a reunião. Deverá, também, sentir-se confortável o suficiente para fazer perguntas sobre a especialidade do advogado, a sua experiência, honorários, conhecimentos específicos e gestão do caso.

1. Dúvidas com Advogado em Portugal: há quanto tempo pratica advocacia?

No mínimo, vai querer saber sobre a área de especialidade do advogado e se é veterano ou principiante, por exemplo. O seu problema legal pode muito bem ser tratado por alguém acabado de sair da universidade de Direito (ou não). É tudo relativo.

2. Dúvidas com Advogado em Portugal: com que tipo de casos normalmente trabalha? Que percentagem da sua prática é dedicada à área de especialidade em questão?

Vai também querer saber sobre a área de especialidade do advogado e quanto da sua prática é dedicada ao tema sobre o qual o seu problema legal recai. Por exemplo, se precisa de ajuda num caso de adoção, deverá querer um advogado de Direito da Família que já tenha trabalhado com casos de adoção, obviamente.

3. Dúvidas com Advogado em Portugal: quem são os seus clientes habituais?

Esta é uma questão importante mas, muitas vezes, subestimada. Por exemplo, se for um indivíduo com um problema legal específico, mas o advogado com quem se está a reunir representar apenas empresas, este poderá não ser o melhor advogado para si. Da mesma forma, poderá também querer saber o histórico financeiro de alguns clientes do advogado. Isto porque poderão existir diferentes assuntos que um advogado esteja habituado a endereçar quando trabalha com indivíduos com alto valor patrimonial versus estudantes universitários, por exemplo.


Dúvidas com Advogado em Portugal

4. Dúvidas com Advogado em Portugal: quantos casos similares ao meu já representou?

Este não é o momento para ser tímido. Sinta-se à vontade para questionar o advogado sobre o seu percurso, como o número de casos que ganhou ou em que conseguiu acordos, por exemplo.

5. Dúvidas com Advogado em Portugal: para além da licenciatura em Direito, que outras especializações ou formações tem que possa aplicar na minha situação?

Alguns casos, como condução sob influência de substâncias e registo de patentes, requerem conhecimento e formação específicos para uma representação legal mais eficaz. Certifique-se que o seu advogado teve formação adequada a essa categoria.

6. Dúvidas com Advogado em Portugal: quais são os honorários e custos e como são faturados? Será uma parte ou totalidade do meu caso tratada por assistentes e assessores legais? Se sim, questione sobre redução de custos

Esta etapa é, obviamente, importante. Convém saber se consegue suportar os custos dos serviços do advogado e como lhe será pedido para pagar. Esta é, também, a altura ideal para perguntar quais são as opções de pagamento disponíveis e quantas vezes, e em que circunstâncias, será cobrado.

7. Dúvidas com Advogado em Portugal: qual é a sua perspectiva e filosofia relativamente a ganhar ou representar um caso?

Isto pode ser importante por dois motivos. Primeiro, se pretende um divórcio amigável, por exemplo, mas o advogado é conhecido por “entrar a matar” em casos de divórcio, então pode não ser a pessoa certa para si. Por outro lado, se pretende um advogado agressivo para gerir um caso de uma futura fusão empresarial, por exemplo, quererá alguém que não tenha receio de ir ao limite.

Dúvidas com Advogado em Portugal

8. Dúvidas com Advogado em Portugal: existem formas alternativas de resolver o meu problema legal?

Pergunte ao profissional em questão se existem alternativas para resolver o seu problema legal, como uma mediação ou alguma outra solução fora do tribunal. Um bom advogado, normalmente, informa-o se o seu caso pode ser tratado através de outros meios, menos dispendiosos e demorados.

9. Dúvidas com Advogado em Portugal: como é que me vai informar do que está a acontecer com o meu caso?

A comunicação é essencial quando se trabalha com um advogado. Pergunte com que frequência e em que circunstâncias terá notícias suas. Vai querer saber como é que o caso está a decorrer e ter informação sobre outras datas importantes.

10. Dúvidas com Advogado em Portugal: qual será o resultado mais provável do meu caso?

De uma forma geral, é justo perguntar ao advogado se tem boas probabilidades de ganhar o seu caso. Não é uma questão de obter a resposta certa, mas sim a resposta honesta. Por exemplo, se está a travar uma difícil batalha de, digamos, uma situação desagradável de divórcio, vai querer saber diretamente do advogado, para que possa preparar-se para o que está por vir.

Porto Advogados Portugal

Encontrar o advogado certo para si

Embora as respostas às questões que coloca ao seu advogado possam variar largamente, é importante ter em mente que nada deve ser tomado como garantido. Em vez disso, estas questões deverão dar-lhe uma perspectiva geral da experiência do advogado e do nível de competências e se o advogado será o indicado para si. 

NOTA: A informação contida neste artigo é proveniente da tradução de um artigo original não referente a Portugal. Para informações relacionadas com Portugal deve consultar um especialista nacional ou o site da Ordem dos Advogados.

LIGUE-NOS JÁ
Advogados Porto

Fale com a nossa equipa

Entre em contacto com os melhores advogados do Porto
AGENDAR REUNIÃO
Ligue-nos Já