Encontrar advogados especialistas em heranças no Porto pode ser uma tarefa complicada. Se precisa de um especialista na área de direito em heranças, entre em contacto com a nossa equipa para que possa ser auxiliado por um advogado especializado.

Enfrentar situações legais pode ser intimidador. Às vezes, pode parecer impossível. Isto é especialmente verdade para famílias que experienciam a morte de um ente querido. Quando um ente querido falece, um dos primeiros arranjos que precisam de ser feitos são a divisão/distribuição dos seus bens. Continue a ler o artigo para saber mais acerca dos Advogados Especialistas em Heranças.
Em muitos casos, as instruções para este procedimento são descritas num testamento. Em outras situações, não há nenhum testamento, ou o testamento é inválido, tornando o processo destes assuntos delicados muito mais complicado.
A dor é uma emoção difícil e tem vindo a provar que até mesmo os parentes mais próximos podem ficar uns contra os outros. Portanto, quando as famílias passam por isto sem ajuda, podem acabar por criar arrufos que podem demorar gerações a reparar. Felizmente, tu não tens que navegar sozinho no processo de distribuição de bens. Os advogados de sucessões e de Estado são profissionais treinados que podem ajudar-te a dividir os bens do teu ente querido de acordo com os seus desejos e manter as relações familiares intactas.
Advogados Especialistas em Heranças: o papel de um advogado de Estado
Os advogados de Estado, ou advogado de planeamento de Estado, são advogados que ajudam indivíduos a pôr os seus assuntos em ordem antes de falecer. Embora isto possa parecer mórbido, é uma fase perfeitamente natural da vida adulta considerar o que acontece depois da morte, e qualquer adulto pode procurar os serviços de um advogado de Estado - sem consideração de idade (maiores de 18), saúde, bens ou rendimento.
Os advogados de Estado ajudam indivíduos a escrever os seus testamentos. Durante este processo, ajudam os seus clientes a documentar os seus desejos de como os seus bens serão distribuídos, tal como os beneficiários e as organizações que os receberão. Estes advogados acompanham o dono do testamento durante todo o processo, garantindo que eles percebem as legalidades do documento e o que deve constar neste.

Outra tarefa de um advogado de Estado é auxiliar os seus clientes a realizar um plano para o caso de por alguma eventualidade ficarem incapacitados ou incapazes de tomar as suas próprias decisões. Muitas vezes, isto significa redigir um testamento vital. Este documento irá incluir instruções para cuidado médico (tal como Não Ressuscitar, Não Entubar, etc.) e nomear o indivíduo que receberá a procuração do advogado. Isto assegura que, no caso do detentor do testamento não conseguir fazer as suas próprias decisões, a pessoa correta poderá fazê-lo no seu lugar.
Advogados Especialistas em Heranças: quando há um testamento
Em situações onde o testamento terá sido deixado pelo falecido, os Advogados Especialistas em Heranças reveem o documento. Eles tentam assegurar que o testamento é legal e legítimo e que o falecido estava de consciência sã quando o assinou. Este processo chama-se "sucessão" e significa rever ou legitimar um testamento. Depois de o testamento encontrar-se legítimo e vinculativo, os bens são distribuídos aos beneficiários.
Advogados Especialistas em Heranças: quando não há um testamento
Quando o falecido não deixa um testamento, este processo é mais complicado e menos pessoal. Estas situações designam-se por "mortes sem testamento" e a propriedade do falecido é distribuída de acordo com a lei sem testamento. Geralmente, isto significa que um esposo/esposa sobrevivente fica com todos os bens atribuídos.
Se não houver esposo/esposa sobrevivente, o Estado tem uma série de diretrizes que detalham como os bens devem ser distribuídos. Nestas situações, os Advogados Especialistas em Heranças são os executores do Estado. Os Advogados Especialistas em Heranças asseguram que todos os bens vão para os beneficiários corretos - exceto os que, em vez de seguirem o testamento, seguirão as leis sem testamento.
Advogados Especialistas em Heranças: a Diferença entre Advogados de Sucessões e Advogados de Estado
Isto pode ser muita informação para diferir ao mesmo tempo. Para resumir, os advogados de Estado, primeiramente, tratam dos bens da pessoa antes dela morrer, enquanto os advogados de sucessões asseguram que os desejos da pessoa são realizados depois dessa morrer. Os dois são similares e, às vezes, têm responsabilidades sobrepostas, mas esta é a principal distinção entre ambos.

Advogados Especialistas em Heranças: preciso de um Advogado de Estado?
Nunca é demasiado cedo para contratar um advogado de Estado. Depois de fazer 18 anos, pode criar um testamento no caso de, inesperadamente, falecer. Ter tal documento pode ser um alívio significativo para a sua família e assegura que eles recebem corretamente o que é deles, caso faleça.
Apesar de um advogado de Estado não ser necessário para criar um testamento, eles são capazes de garantir que o documento é redigido de forma apropriada e irão apresentar-se em tribunal. É altamente recomendado contratar um advogado de Estado para o ajudar com esta tarefa.
Advogados Especialistas em Heranças: preciso de um Advogado de Sucessão?
Em muitos casos, os advogados de sucessão não são absolutamente necessários. No entanto, é sempre melhor contratar um depois da morte de um ente querido. Tal como mencionámos, a dor é uma força significativa; muitas pessoas comportam-se de maneiras que não se iriam comportar enquanto estão de luto e não é incomum para um indivíduo contestar um testamento. Ter um advogado de sucessão ajuda a mediar qualquer disputa. E também alivia o cargo dos membros de família de ter que orientar a distribuição de Estado enquanto estão em luto. Isto é um grande peso, e um que é constantemente mal interpretado por aqueles que não sabem o que estão a fazer. No geral, é do melhor interesse da sua família encontrar um advogado de sucessão.

NOTA: A informação contida neste artigo é proveniente da tradução de um artigo original não referente a Portugal. Para informações relacionadas com Portugal deve consultar um especialista nacional ou o site da Ordem dos Advogados.