Encontrar advogados de divórcios no Porto pode ser uma tarefa complicada. Se precisa de um especialista na área de divórcios, entre em contacto com a nossa equipa para que possa ser auxiliado por um advogado especializado.
O divórcio é um passo enorme, e como é tratado pode ter impactos duradouros para o resto da sua vida. Não importa de que lado está, é aconselhável procurar uma representação legal experiente. Se nunca se divorciou antes, o processo pode parecer assustador e desconfortável, portanto, antes de contratar advogados de divórcio, deve fazer a sua pesquisa para garantir que está a obter o melhor para a sua situação. Por exemplo, se você ou o seu ex estiverem no exército, certifique-se de que não contrata um advogado de divórcio sem experiência em divórcio militar. Por outras palavras, antes de contratar advogados de divórcio certifique-se se precisa de um advogado de divórcio especializado.
Faça as perguntas que precisa fazer antes de contratar advogados de divórcio para garantir que um advogado possa tratar do seu caso particular de divórcio. Se o processo de contratação de um advogado de divórcio é esmagador e um pouco assustador neste momento, considere esta lista de 26 perguntas a fazer antes de contratar advogados de divórcio.
Advogados de Divórcios: com quantos casos de divórcio já lidou?
Contratar um advogado de divórcio é como escolher um médico para realizar uma cirurgia: não quer contratar alguém que nunca tenha feito isto antes. Divorciar-se já é stressante o suficiente e a última coisa que vai querer fazer para além de lidar com as repercussões emocionais e logísticas é verificar o trabalho do seu advogado sobre o ombro para ter certeza de que está a lidar com tudo corretamente. Afinal de contas, é o cliente.
Advogados de Divórcios: quantos desses casos conseguiu resolver fora do tribunal?
Idealmente, quer manter o seu divórcio fora dos tribunais para evitar um drama acrescido e um acordo prolongado. Resolver fora do tribunal é essencialmente chegar a um compromisso, então encontrar-se com advogados de divórcio talentosos que tenham resolvido muitos casos fora do tribunal é um bom sinal.
Advogados de Divórcios: pratica o divórcio colaborativo?
Semelhante à resolução extrajudicial, um divórcio colaborativo afasta a mentalidade do “vamos lutar!” para que você e o seu ex possam chegar a um acordo razoável de forma não agressiva. É um tipo de solução de problemas que mantém a paz durante um divórcio. Um divórcio colaborativo pode acabar consigo e o seu ex em condições suficientes para serem amigáveis um com o outro.
Advogados de Divórcios: conhece o meu ex?
Se o seu advogado está associado ao seu ex, isso pode ser um grande problema, independentemente do que o seu advogado sente por ele ou por ela. Os nossos próprios sentimentos pessoais ou conhecimento de outra pessoa tendem a atrapalhar a nossa capacidade de atuar sem preconceitos, então definitivamente não contrate alguém que tenha qualquer ligação prévia ao seu ex.
Advogados de Divórcios: conhece o advogado do meu ex?
Se o seu advogado conhece ou não o advogado do seu ex pode ser menos importante para si do que se o seu advogado conhece o seu ex, mas ainda assim é algo a ser levado em consideração. Se eles estiveram juntos num seminário durante o primeiro ano da faculdade de Direito, sinta-se à vontade para prosseguir com o seu advogado, mas se eles foram colegas de quarto na faculdade de Direito, talvez queira considerar contratar outra pessoa.

Advogados de Divórcios: está familiarizado com os juízes do tribunal de família local?
Antes de se matricular numa aula universitária, provavelmente perguntou a outros alunos como é o professor, como o classificam, qual a sua postura em relação a atrasos, etc. Contratar um advogado é semelhante porque, antes de o fazer, quer ter a certeza de que eles conhecem a reputação dos juízes e as direções em que eles tendem a tomar decisões. Se o juiz designada para o seu caso tende a ser indulgente com a custódia e você procura a custódia exclusiva, vai querer que o seu advogado saia disto para que possa planear uma estratégia forte.
Advogados de Divórcios: acredita que é melhor mediar e negociar do que ir a julgamento?
O elemento mais importante quando se trata de contratar advogados de divórcio é o que você vê olho no olho. Se quer mediar e negociar mas o seu advogado está decidido a ir a julgamento, esse desacordo pode ter impacto no sucesso do seu caso.

Advogados de Divórcios: tem experiência em negociar apoio financeiro ou acordos?
Por exemplo, o apoio à criança ou ao ex, as grandes liquidações financeiras ou a avaliação de negócios são todos obrigados a surgir em qualquer caso de divórcio envolvendo filhos ou empresas, então quer ter a certeza de que o seu advogado sabe o que está a fazer.
Advogados de Divórcios: será você ou outro advogado da firma vão estar a tratar do meu caso?
Contrata um advogado específico porque concorda com a forma como eles fazem as coisas, por isso a última coisa que quer é que o seu caso seja entregue a outros advogados da firma.
Advogados de Divórcios: posso conhecer mais alguém que esteja envolvido no tratamento do meu caso?
Se o seu caso é complicado e precisa de ser tratado e trabalhado por várias pessoas, certifique-se de que conhece alguém que esteja envolvido pelo mesmo motivo que se encontrou com o seu advogado principal. O seu futuro está nas mãos deles, de certa forma, então conhecer todos os que estarão a trabalhar no seu caso é definitivamente essencial.
Advogados de Divórcios: está disponível via telefone ou e-mail?
Os divórcios não são um tipo de situação única, portanto, se surgir algo urgente e não sentir que pode esperar até a sua próxima consulta agendada para compartilhá-lo com o seu advogado, vai querer ser capaz de se conectar com ele por telefone ou e-mail. Outra pergunta a fazer antes de contratar advogados de divórcio é se será ou não cobrado por estas comunicações.
Advogados de Divórcios: tem uma carga pesada?
Se o seu advogado está a fazer malabarismos com muitos casos diferentes, pode não ter o tempo necessário para ser tão dedicado ao seu como deveria. O seu divórcio é extremamente importante, por isso certifique-se de que o seu advogado tem tempo para lhe dar a atenção que merece antes de assinar qualquer coisa.

Advogados de Divórcios: vou receber cópias de documentos arquivados pelo tribunal?
Todos nós já ouvimos a frase “no registo”, que é crítica em quaisquer batalhas legais, porque pode precisar de se referir a um documento ou conversa para o seu caso. Se acha que será importante, certifique-se de que toda a comunicação com o seu advogado, com o advogado do seu ex e quaisquer outros documentos relacionados com o seu caso acabarão nas suas mãos, se precisar.
Advogados de Divórcios: serei mantido informado de todos os desenvolvimentos do meu caso?
Pode decidir o quão envolvido quer estar no processo de divórcio. Algumas pessoas podem desejar ser informadas de cada detalhe em desenvolvimento, enquanto outras preferem ser mantidas ao corrente apenas sobre as coisas maiores. Se se encontrar na primeira categoria, certifique-se de que o seu advogado estará disponível e disposto a partilhar informações consigo.
Advogados de Divórcios: vai perguntar a minha opinião antes de planear uma estratégia?
À semelhança de ser informado de quaisquer desenvolvimentos do seu caso, se quer ou não ser informado sobre a estratégia do seu advogado depende completamente de si. Basta ter a certeza de que você e o seu advogado estão na mesma página.
Advogados de Divórcios: quais são os seus sentimentos pessoais sobre custódia conjunta versus custódia única?
Algumas pessoas não têm a certeza do que sentem em relação a decisões enormes e com impacto na vida, como a guarda conjunta versus a custódia exclusiva dos seus filhos, por isso ter um perito em pesagem pode ajudá-los a tomar uma decisão. Afinal de contas, os advogados estão habituadas a este tipo de situações e podem transmitir algumas informações úteis sobre o que entra em acordos de custódia e que tipo de acordo pode ser melhor para si e para os seus filhos.
Advogados de Divórcios: qual é a sua taxa de retenção?
O seu advogado irá provavelmente oferecer esta informação sem ter de perguntar porque eles querem ter a certeza de que pode pagar os serviços deles antes que eles se esforcem demasiado no seu caso. No entanto, por precaução, tire esta questão do caminho cedo.

Advogados de Divórcios: qual é a sua taxa de faturação por hora?
Como explicadores e terapeutas, a maioria dos advogados cobra à hora, por isso certifique-se de saber no que se está a meter financeiramente antes de assinar qualquer coisa. Pode ser capaz de pagar confortavelmente a taxa de retenção mas não a taxa horária, então certifique-se que sabe no que se está a meter financeiramente antes de assinar qualquer coisa e de que pede uma repartição do custo total.
Advogados de Divórcios: alguma taxa que eu pago inclui os serviços de qualquer outro associado?
Se o seu advogado principal não é o único advogado a trabalhar no seu caso, também pode estar a pagar pelo tempo de outros associados. Embora isto seja bastante comum, saber o que está a pagar pode aliviar um pouco a sua mente.
Advogados de Divórcios: se o meu caso for para o tribunal de divórcio, haverá taxas extra?
Cada empresa tem políticas diferentes quando se trata de ir a tribunal. Não é incomum que sejam cobradas taxas extra se o seu caso for a tribunal.
Advogados de Divórcios: assinarei um contrato que delineia o acordo de honorários?
Todos têm os seus próprios sentimentos sobre assinar um contrato de acordo de honorários, mas tendemos a pensar que é uma boa ideia. Se contratasse um bom advogado, ele provavelmente não estaria a tentar espremer cada cêntimo que tem, mas a garantir que cada euro que gasta é sempre uma jogada inteligente. Um acordo de honorários significa essencialmente que o seu advogado não começará a cobrar-lhe serviços adicionais assim que entregar um adiantamento e assinar um contrato com ele.
Advogados de Divórcios: vou receber contas detalhadas?
Semelhante a cheques de um restaurante, as contas detalhadas descrevem exatamente o que está a pagar. Se quer ou não recebê-las, depende completamente de si.
Advogados de Divórcios: serei atualizado sobre como a taxa de retenção é usada e quando ela for utilizada?
Isto é definitivamente algo que deve discutir com o seu advogado antes de contratá-lo, porque enquanto alguns advogados olham para um adiantamento como um depósito, outros irão a outro retentor se você usar o seu original antes do caso ser encerrado. Isto não importa para algumas pessoas mas se lhe interessa, não se esqueça de mencionar o quanto antes.
Advogados de Divórcios: vai pedir ao tribunal que o meu ex pague os honorários do meu advogado?
Se estiver financeiramente dependente do seu ex, pode querer considerar a possibilidade de encontrar um advogado que peça ao tribunal que o seu ex pague pelos seus serviços. Isto significa essencialmente que tem um julgamento justo ou um divórcio colaborativo.
Advogados de Divórcios: quanto cobra por cartas e telefonemas ao advogado do meu ex ou a mim?
A taxa horária é comum entre advogados porque está a pagar pelo tempo deles, e alguns dias podem estar excessivamente mais ocupados do que outros. É bom saber se vai ou não pagar por tudo em que o seu advogado está a gastar tempo.
Advogados de Divórcios: haverá outros custos?
Os custos ocultos são verdadeiramente os piores, por isso não se esqueça de perguntar ao seu advogado sobre todos os honorários possíveis que possa incorrer, incluindo taxas de arquivo em tribunal e taxas de servidor de processo. Enquanto alguns advogados incluem estes custos nos seus honorários gerais, outros pedem-lhe que os pague separadamente.
NOTA: A informação contida neste artigo é proveniente da tradução de um artigo original não referente a Portugal. Para informações relacionadas com Portugal deve consultar um especialista nacional ou o site da Ordem dos Advogados.