hello world!

Advogado na Maia : Como Se Tornar

Encontrar um advogado na Maia pode ser uma tarefa complicada. Se precisa de um especialista na área de direito, entre em contacto com a nossa equipa para que possa ser auxiliado por um advogado especializado.


Porto Advogados Portugal

Se moras na Maia ou planeias mudar-te para lá em breve, e estás interessado em tornar-te um advogado, existem passos específicos que podes seguir para ingressares na profissão de advocacia. A Maia tem requisitos semelhantes a muitas outras cidades, tendo oportunidades únicas para os interessados na carreira de Direito. Aprender sobre os passos que podes seguir para te tornares um advogado na Maia poderá ajudar-te a navegar o processo com sucesso.

Neste artigo, discutimos a melhor maneira para te tornares um advogado na Maia utilizando um guia de oito passos, e damos-te algumas dicas adicionais para o processo.

Advogado na Maia: o que é um advogado?

Um advogado é uma pessoa qualificada para exercer advocacia, tal que fornece aconselhamento ou representação para diversos fins legais. “Advogado” é um termo reservado apenas para aqueles que se predispuseram a passar por uma formação específica e passaram o exame da Ordem. Uma empresa pode ter um advogado a tempo inteiro, ou, alternativamente, o advogado pode trabalhar de modo independente como advogado autónomo. Os advogados são capacitados legalmente para falar em nome dos seus clientes em situações como audiências judiciais perante juízes ou júris, redigir documentos legais e vinculativos como contratos ou testamentos, bem como fornecer aconselhamento relativo a assuntos públicos como legislação e política.

Como se tornar advogado na Maia

1. Como se tornar advogado na Maia: obter uma licenciatura

O primeiro passo para se tornar advogado é obter uma licenciatura. Se já tem uma licenciatura, pode começar a preparar-se para o próximo passo. Se não tem, pode considerar inscrever-se num programa de pré-graduação em Direito, que o pode ajudar a preparar-se para a faculdade de Direito. O pré-Direito não é um programa de graduação específico, mas um percurso educativo que o estudante faz para aprender competências e conhecimentos fundamentais para uma carreira de Direito. Exemplos de cursos de licenciatura que os estudantes de pré-Direito fazem incluem:

  • Ciência política;
  • Justiça criminal;
  • Economia;
  • História;
  • Negócios.

2. Como se tornar advogado na Maia: faça o Teste de Admissão à Faculdade de Direito

Quase todas as Faculdades de Direito exigem que os candidatos façam o Teste de Admissão à Faculdade de Direito antes de se candidatarem. Depois de receber o seu diploma de licenciatura, pode fazer este exame.

O teste tem aproximadamente 100 perguntas de escolha múltipla e um ensaio, que terá três horas e trinta minutos para completar. As secções do teste incluem:
• Raciocínio lógico (argumentos);
• Raciocínio analítico (jogos lógicos);
• Compreensão de leitura.

Advogado na Maia

3. Como se tornar advogado na Maia: candidatar-se à Faculdade de Direito

Depois de fazer o Teste de Admissão, pode candidatar-se à Faculdade de Direito. Os resultados oficiais do teste são um dos muitos documentos que as faculdades de Direito normalmente solicitam aos seus candidatos, juntamente com uma candidatura completa à Faculdade de Direito, taxa de inscrição, históricos escolares, uma declaração pessoal e uma carta de recomendação. Lembre-se de verificar com cada escola onde pretende candidatar-se para que possa confirmar os seus requisitos de admissão.

Muitas firmas só aceitam candidatos que frequentaram uma Faculdade de Direito aprovada pela Ordem dos Advogados, para que possa aumentar as suas probabilidades de encontrar um emprego após a graduação se se candidatar a uma ou mais das Faculdades de Direito com esta credencial. Por norma pode demorar até aproximadamente seis semanas para receber uma resposta à sua candidatura, mas isso varia de acordo com a escola e o número de candidaturas recebidas.

4. Como se tornar advogado na Maia: obtenha o seu diploma

Após receber a aceitação de uma ou mais escolas de Direito, escolha a que quer frequentar. A Faculdade de Direito normalmente demora três anos a ser concluída e os estudantes recebem um diploma de conclusão quando se formam. Este diploma qualifica-o a fazer o exame para a Ordem dos Advogados, que lhe permitirá exercer advocacia na Maia.

Cada faculdade tem o seu próprio currículo, mas os tópicos comuns das Faculdades de Direito incluem:
• Teoria Jurídica;
• Prática do Direito;
• Direito Constitucional;
• Responsabilidade Civil;
• Processo Civil;
• Direito Penal;
• Direito Constitucional;
• Contratos;
• Legislação e regulamentação;
• Propriedade.

Advogado na Maia

5. Como se tornar advogado na Maia: fazer o Exame da Ordem

Assim que recebe o seu diploma, está elegível para o Exame da Ordem dos Advogados. Este teste é necessário para a admissão na Ordem dos Advogados, que lhe dará licença para exercer advocacia na Maia.

6. Como se tornar advogado na Maia: requerer a admissão na Ordem dos Advogados

Após passar no exame da Ordem dos Advogados, tem cinco anos para se candidatar à admissão na Ordem dos Advogados. Para completar a admissão de um candidato, a OA organiza uma data e hora para uma cerimónia de juramento. Durante esta cerimónia, o candidato presta o juramento de posse, comprometendo-se a defender a Constituição de Portugal. O juramento torna-o membro oficial da Ordem dos Advogados e permite-lhe exercer advocacia legalmente na Maia.

Advogados Porto Ajuda Especializada

Dicas para te tornares Advogado na Maia

Eis algumas dicas úteis que poderás usar para te tornares um advogado na Maia:

  • Matricula-te em faculdades de Direito com altas taxas de aprovação. Assim, serás capaz de passar no exame da Ordem na tua primeira tentativa;
  • Inscreve-te num pacote completo de unidades curriculares no teu primeiro ano de estudo de Direito. Isto mostra que levas a sério o teu desejo de seguir a carreira de Direito;
  • Matricula-te numa faculdade de Direito com uma média alta e uma classificação no exame de admissão superior a 150. Tal permitirá que sejas competitivo e permite-te uma melhor preparação para que passes no exame da Ordem.

NOTA: A informação contida neste artigo é proveniente da tradução de um artigo original não referente a Portugal. Para informações relacionadas com Portugal deve consultar um especialista nacional ou o site da Ordem dos Advogados.

Advogados Porto

Fale com a nossa equipa

Entre em contacto com os melhores advogados do Porto
AGENDAR REUNIÃO